64. A doação de Joãozinho

No parque, Joãozinho pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho. A mãe, sensibilizada, dá o dinheiro, mas pergunta ao filho:

- Para qual velhino você vai dar o dinheiro, meu anjo?


- Para aquele ali, que esta gritando: "Olha a pipoca quentinha!!!" 

O raciocínio de Joãozinho é muito justo. Enquanto alguns vivem de esmolas, outros se esforçam e conquistam o próprio lugar ao sol. Por falar nisso, devemos evitar dar esmolas. Pois, além de manter as pessoas em uma situação lamentável, elas ainda acabam se acostumando e permanecem inertes. Esses dias, tive que falar isso para uma pessoa que estava esmolando. Falei pacientemente que até gostaria de ajudar, mas que a minha ajuda não iria ser uma ajuda de verdade, pois oferecer esmolas não é ajudar. Ainda mais quando a esmola é pouca (vejo muitas pessoas oferecendo moedinhas como esmola), e que, por esse motivo ela deveria procurar fazer algum serviço para arranjar o seu próprio sustento de maneira mais digna. 


Por essa razão, sugiro para quem tiver contato com essas pessoas, que as oriente no sentido de que elas terão melhores resultados se procurarem fazer serviços simples como cortar grama, podar árvores, fazer limpezas, etc. Dê para elas ideias de como podem sair da situação de mendicância, oriente-às e não dê esmolas, pois esmola não é ajuda de verdade! 



Não dê esmolas.

Mendigar não é mais considerado uma contravenção penal no Brasil desde 2009. Todavia, se percebermos que muitas pessoas têm saúde para estarem em busca de esmolas, elas poderiam estar fazendo algo melhor para si próprias e para a sociedade. Pode ser que apesar de não ser crime mendigar, também não seja o correto. Mesmo aquelas que não têm aparentemente saúde física para laborar, geralmente recebem benefícios da assistência social. E se são tão incapazes, como podem passar tanto tempo ali, pedindo, muitas vezes no sol até o dia inteiro?

O que não devemos é continuar incentivando as pessoas a ficarem nessa situação. Basta! Bora colocar esse povo para vender  produtos e ou serviços!

Atualização: 12/07/2019:

Dica de filme: A procura da felicidade. Segue a sinopse: "Chris Gardner enfrenta uma vida difícil. Despejado de seu apartamento, este pai solteiro e seu filho não têm onde morar. Chris consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris está determinado a criar um vida melhor para ele e seu filho." O interessante é que em nenhum momento o personagem incorporado por Will Smith se atreve a esmolar. Certamente esse é um filme que todo ser humano deveria também assistir. Segundo o Google, 96% das pessoas, que assistiram e avaliaram o filme, gostaram dele. Nós também.

Valeu por sua visita, volte sempre! 
1. Se quiser, você pode registrar suas considerações sobre o texto no campo dos comentários. 
4. Instagram do Sou Poupador.
5. Você também pode deixar a sua impressão sobre esse texto logo abaixo: é só clicar no emoticon correspondente.
6. Encontrou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? É só informar no campo dos comentários.

Comentários

BlogRoll (Contate para parcerias)

Sou Poupador sugere: livros que indicamos para você ler ou presentear alguém: