60. Não existe independência financeira economizando pouco dinheiro: A falácia dos 10%

Olá Poupadores(as)! Alguém aí acredita que guardando 10% do que recebe vai conseguir alcançar a independência financeira? 

Sinceramente acredito que não e vejo a necessidade de fazer uma observação, pois percebo em muitas conversas e leituras a equivocada recomendação de que as pessoas devem gastar X% com gastos do tipo A, Y% com o gastos do tipo B e guardar só 10%! 

Exemplos: 
A: "Receba seu dinheiro e antes de gastar com qualquer outra coisa, guarde 10% dele", conforme fonte A. 

B: "Uma das maneiras mais eficazes já inventada pela humanidade foi o hábito de guardar 10% de tudo o que se ganha", conforme fonte B. 

Uau! Com esse percentual só vamos alcançar algum resultado se tivermos uma super renda, o que certamente não é o caso da maioria das pessoas. Outra perspectiva que podemos adotar é que se somos orientados a guardar apenas 10%, qual será o destino dos outros 90%?! Seria isso mesmo ou estamos equivocados? Se assim for, sugiro  para as pessoas que de fato desejam ter independência financeira, que adotem uma nova perspectiva a esse respeito. 

Como guardar mais money? 

Comece poupando no mínimo 10% do que tiver disponível e progressivamente busque melhorar esse percentual. Aumente aos poucos. Todo processo deve ser lento a gradual de maneira a tornar-se permanente e sustentável. Não adianta da noite para o dia alguém que é mão aberta querer guardar 30% do que ganha. Vá devagar, aos poucos, pois dessa maneira, os efeitos serão permanentes. Acostume-se a partir de agora a fazer esse exercício. Você em breve começará a sentir os resultados e agradecer por aumentar suas reservas financeiras.

Dica do Sou Poupador 

Guarde mais de 10% do que você ganha. Leve em conta isso se não existirem débitos em aberto ou em atraso que dependam dessa quantia.


Guarde mais de 10% do que você ganha.

Debate sobre o assunto

A propósito, como você faz essa a organização? Você estipula algum percentual mínimo? Ou se sobrar sobrou? Guarda só 10%? Conta aí pra gente! 

Valeu por sua visita, volte sempre! 

1. Se quiser, você pode registrar suas considerações sobre o texto no campo dos comentários. 
4. Instagram do Sou Poupador.
5. Você também pode deixar a sua impressão sobre esse texto logo abaixo: é só clicar no emoticon correspondente.
6. Encontrou algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? É só informar no campo dos comentários.

Comentários

BlogRoll (Contate para parcerias)

Sou Poupador sugere: livros que indicamos para você ler ou presentear alguém: