36. Checklist do Sou Poupador: atitudes simples para você atingir suas metas financeiras

Olá queridos leitores! Como estão? Fim do ano chegou. E aí? Quais são os planos, objetivos e metas para o ano novo? Pelo menos na área das finanças pessoais, o Sou Poupador quer te motivar tanto para organizar seus planos e metas financeiras quanto colaborar para que você possa atingi-las! Para isso, preparamos a checklist do Sou Poupador para que você possa ir “afiando o machado” e conseguir suas vitórias também na área financeira!
 
Planos, Objetivos, Metas, Finanças Pessoais, Dinheiro, Sou Poupador
O Sou Poupador deseja que o Ano Novo seja próspero e abundante em saúde, tempo para passar com as pessoas queridas e  que todos nós consigamos nos desenvolver, principalmente, como pessoas.

Simpatia para melhorar as finanças

Infelizmente não temos uma simpatia para as finanças, mas temos dicas bem simpáticas que vocês poderão experimentar. Preparados? Então, vamos lá!

Dicas para organizar a vida financeira

  1. Visualize e escreva seus sonhos, planos, objetivos e metas na área financeira. Tire um tempo para pensar sobre o que realmente você quer. Quais os seus desejos para a vida e para as finanças?
  2. Organize o seu fluxo de dinheiro. Tenha em mãos lápis, papel, aplicativo, planilha, ou a ferramenta que preferir para fazer um orçamento de todas as suas receitas e despesas.
  3. Organize os gastos em fixos e variáveis. Saiba exatamente quanto custa por mês e por ano manter as necessidades básicas, as quais costumam ser fixas. Sabendo isso, você terá uma perspectiva de quanto precisa por mês para sobreviver e quanto sobra para investir e realizar os seus caprichos.
  4. Faça um diagnóstico financeiro. Esse é o momento de analisar bem de perto como está sendo empregado o seu dinheiro, ou seja, para onde ele está indo. Não deixe para depois. Se for o caso, cortar gastos desnecessários ou, ao menos reduzi-los. Atenção especial para o cartão de crédito. Dica quente: atualize anualmente o seu plano de celular, internet, tv por assinatura. Você pode encontrar um bem mais em conta e que te dê muitos benefícios, é só pesquisar no site das operadoras e ver o que elas estão oferecendo. Caso queira mais dicas de como economizar, clique aqui.               
  5. Contabilize o que sobrou após terem sido pagas todas as contas. Seja um excelente pagador para sempre ter crédito na praça. Está devendo para alguém? Honre sua dívida.
  6. Conheça o seu perfil financeiro. Ele pode ser conservador, moderado ou arrojado. A partir daí, você pode pesquisar as melhores formas de aplicar o seu dinheiro para que ele possa render mais, de acordo com seu perfil, suas metas e objetivos. 
  7. Escolha o seu investimento. Uma vez escolhido onde e como vai investir, estude, pesquise sobre ele para aprender mais e poder tirar o melhor proveito. Acompanhe periodicamente a evolução deles. A maioria pode ser acompanhada pelos aplicativos diretamente no smartphone.
  8. Tenha sempre controle de tudo o que gasta. Controle os gastos, desde o valor do simples cafezinho até aqueles mais vultosos. Faça uma conferência diária ou semanal das finanças. Uma dica do Sou Poupador é a agenda Kakebo com ela você pode organizar suas finanças diária, semanal, mensal e anualmente. E, tendo sempre esse controle, nos mantemos motivados a atingir nossas metas.
  9. Faça uma reserva para emergências. Além de poupar para atingir seus sonhos e objetivos, é muito importante ter uma reserva para emergências, de modo a não sermos pegos desprevenidos e nos vejamos obrigados a pegar empréstimos ou, pior, ficarmos com dívidas que levem à inadimplência.
  10. Tire um tempo para descansar. Sinal verde para todas as sugestões acima? Parabéns! Agora é hora de pensar em algo muito importante também: o lazer! Como conjugar os objetivos de poupar e investir com o lazer? Com equilíbrio e criatividade. É possível fazer bastante coisa legal gastando pouco. 
  11. Aproveite o fim do ano para dar uma arejada em sua casa.  Reúna os objetos que não usa ou não precisa mais e coloque-os a venda, caso possível. Assim, abre-se mais espaço para o ar e a luz entrarem e ainda pode-se ganhar uma boa grana. Essa atitude nos permite ver o que realmente precisamos e queremos.
  12. Faça uma lista das coisas que quer comprar. Liste das mais urgentes para as menos. Organize-se para ir adquirindo aos poucos, juntando e comprando à vista, ao invés de fazer prestações a perder de vista. Aprenda a domar seus impulsos consumistas e tenha a disciplina e paciência de ir adquirindo os itens com mais calma, um de cada vez. Além de fazer você saborear mais cada nova aquisição, pode também te fazer repensar se o que colocou na lista é mesmo imprescindível.
  13. Procure se motivar sempre! É importante celebrar cada pequena vitória que nos aproxime de nosso objetivo. Atingiu uma das metas? Comemore do seu jeito!
  14. Procure ampliar as fontes de renda. Caso queira acelerar a realização de seu sonho, pense na possibilidade de ter uma renda extra ou ver a possibilidade de uma renda maior, mas lembre-se, o mais importante é como se administra o dinheiro que tem.
  15. Busque o aperfeiçoamento contínuo. Estude, leia, pesquise, aprenda cada dia  mais sobre os investimentos que já faz, novos investimentos, outras maneiras de economizar e poupar; tudo isso ajuda em seu crescimento pessoal, na sua motivação e pavimentará o caminho para a realização de seu objetivo financeiro. 
  16. Cultive a disciplina e a paciência. Elas são boas aliadas para te manter no caminho que visualizou, evitando que cometa excessos de que venha a se arrepender depois.
  17. Tenha autorresponsabilidade financeira. Assuma a autorresponsabilidade sobre suas atitudes financeiras. Deixe de colocar a culpa nos outros. Você é 99% responsável por sua vida financeira.
  18. Cultive atitudes saudáveis. Tenha fé, acredite em seus sonhos e tenha as atitudes condizentes para concretizá-lo! 
Gostou das dicas? Tem alguma para compartilhar? Conte para nós no campo dos comentários.

Checklist do Poupador

Preparamos um modelo de checklist, para que você possa, se quiser, imprimir e colocar em ordem suas metas e objetivos para o Ano Novo. Dica, escreva as metas e coloque em um local visível. Desta maneira, você sempre vai poder lembrar e acompanhar os seus resultados.
Checklist, Finanças Pessoais, Sou Poupador

Se quiser imprimir a checklist, basta acessar o modelo em: https://goo.gl/tRsrfy.

É preciso disciplina, determinação e dedicação

É isso aí, caríssimos leitores, poupadores, investidores. Sabemos que para se atingir algumas metas é preciso esforço, disciplina, determinação e dedicação. Não há uma fórmula mágica. 

Claro que tem quem ganhe uma grande herança ou na loteria - muitos desses, aliás, acabam voltando para a estaca zero por não saber administrar o dinheiro ganho e os que têm lucros altos na bolsa de valores também não ganharam de graça e sim, com estudo, dedicação e um coração a prova de grandes emoções – o que existe é a combinação de alguns elementos que, transformados em atitudes, geram bons resultados, quais sejam: objetivo bem definido, atitude, equilíbrio, paciência, disciplina, esforço, dedicação e um mindset positivo. Essa sim é uma combinação de sucesso! É isso que desejamos a vocês: muito sucesso!

Estamos abertos também para conhecer as suas checklists de ano novo nos comentários! Até a próxima!

Convite: Inscreva-se para receber novidades por correio eletrônico. Nos acompanhe também no Instagram do Sou Poupador.

Comentários

Postagens mais visitadas

Marcadores

Mostrar mais