21. Cuide da sua saúde e estará cuidando do seu bolso

Campanha de conscientização da companhia aérea Azul, que nos guardanapos oferecidos pelo serviço de bordo estava escrito assim: "quem se cuida voa mais longe". A campanha faz alusão ao Outubro Rosa que é o momento dedicado para a conscientização das mulheres sobre a necessidade da prevenção do câncer de mama. Sou Poupador apoia essa ideia.
Hoje queremos falar sobre o quanto cuidar da própria saúde é importante para a saúde do seu bolso. Todos nós sabemos que não são raros os casos de pessoas que são surpreendidas com problemas de saúde e que, de repente, não têm mais a possibilidade de reverter a situação por causa do estado de saúde já estar muito comprometido, ou os recursos necessários ao tratamento não estarem disponíveis. 

Sendo assim, despesas com check-ups de rotina para verificar o nosso estado de saúde, devem ser vistos como um investimento e não como um gasto. Por isso, se deve fazer exames periódicos. Mesmo que você sinta-se com a mais perfeita saúde, existem exames laboratoriais que conseguem detectar certas doenças ainda no estágio inicial. Se você não lembra quando fez os testes de rotina, talvez já esteja na hora de agendar uma consulta ao seu médico para saber quais exames são indicados.

Talvez você esteja se perguntando o motivo para decidimos escrever sobre esse tema. É simples, percebemos durante um voo com a companhia aérea Azul, que nos guardanapos oferecidos pelo serviço de bordo estava escrito assim: "quem se cuida voa mais longe". A campanha faz alusão ao Outubro Rosa que é o momento dedicado para a conscientização das mulheres sobre a necessidade da prevenção do câncer de mama. 

No mês seguinte é a vez de lembrar os homens sobre os cuidados necessários para a prevenção do câncer de próstata no denominado Novembro Azul. Por falar nisso, aqui vão algumas orientações sobre os fatores de risco para homens prevenirem-se do câncer de próstata:
Novembro Azul, orientações sobre os fatores de risco para homens prevenirem o câncer de próstata.
Fonte: SESTR
Ambas as campanhas remetem para a necessidade das pessoas irem consultar e fazer os exames necessários. Entretanto, sabemos de muita gente que costuma deixar de lado isso só para não gastar dinheiro ou por pura desinformação. Mas no fim acaba tendo um gasto muito maior que poderá custar bem mais do que só dinheiro. 

Em alguns casos, dependendo do estágio em que doença for descoberta, se a pessoa não contar com um bom plano de saúde ou bastante dinheiro, sem falar que a situação poderá lhe custar a vida se já estiver em algum quadro irreversível. Por isso a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Tem custo maior do que esse para a própria pessoa, sem falar no sofrimento da família? 

Certamente não. Por isso, trazemos essas informações e a sugestão para que invista no cuidado de sua saúde e da sua família, pois dinheiro sem saúde não tem tanto valor assim, tem? 

Além de manter em dia os exames de rotina, pagar um plano de saúde pode ter outros benefícios além daqueles já conhecidos, como descontos em consultas médicas e exames laboratoriais. Alguns possuem convênio com redes de farmácias que oferecem bons descontos em medicamentos e demais produtos encontrados nas drogarias conveniadas.  

Somado a essas vantagens, existe a possibilidade de abatimento de um percentual dos pagamentos feitos ao plano de saúde, consultas médicas e exames, do valor do imposto de renda. 

Prevenir realmente é a chave do sucesso para vencer qualquer doença. Outra dica importante é seguir as orientações médicas.
É bom ter dinheiro e tudo que o dinheiro pode comprar, mas também é bom, também, fazer um check-up de vez em quando para se certificar de que você não perdeu as coisas que o dinheiro não pode comprar. – George Lorimer
Saúde sem dinheiro até tem bastante valor, mas o bom mesmo é possuir as duas coisas simultaneamente, pois com saúde e dinheiro, aí sim certamente é possível voar mais longe! Portanto, cuide bem da sua saúde e estará cuidando também do seu bolso. 

Comentários

  1. A prevenção em saúde é primordial, é a melhor escolha e a mais econômica, para evitarmos ou diminuirmos a probabilidade de doenças no futuro. Prevenção também é adotar um comportamento saudável, que nos traz efeitos benéficos, nos protegendo de vários problemas de saúde. Exames periódicos (de um modo geral são anuais), podem diminuir a incidência de enfermidades. Um diagnóstico e tratamento precoce, evitam gastos que podem desequilibrar o seu orçamento. É isso mesmo cuide da sua saúde e estará cuidando do seu bolso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gaúcha, muito bem! Isso mesmo, diz a sabedoria popular que "prevenir é melhor do que remediar". Além desses comportamentos saudáveis e exames periódicos, também é importante contar com um bom plano de saúde. Pode parecer um gasto desnecessário, mas dependendo da situação, um plano médico hospitalar pode salvar o orçamento. Não é mesmo?

      O blog sobre finanças pessoais Organizze, ao cuidar dessa questão aponta que "Embora os especialistas sejam categóricos em afirmar que para investir e garantir uma boa aposentadoria no futuro é preciso fazer sacrifícios, a sua saúde não deve ser um deles. Portanto, é preciso avaliar com cuidado se abrir mão do gasto mensal com o plano de saúde é realmente uma vantagem." e que "Uma emergência diante de uma situação grave, por exemplo, que demande internação, cirurgias e medicamentos, pode facilmente ultrapassar a casa dos milhares. Além disso, temos a triste realidade do sistema público de saúde no Brasil. Conseguir consultas através do SUS pode demorar meses, e a falta de equipamentos e profissionais acaba nos empurrando para o setor privado."

      Se estiver em dúvidas sobre fazer ou não fazer um plano de saúde, vale dar uma conferida no texto da turma do Organizze: "Vale a pena fazer um plano de saúde?" disponível em: https://financaspessoais.organizze.com.br/vale-a-pena-fazer-um-plano-de-saude/

      Obrigado por seu comentário querida leitora Gaúcha! Concordamos com você que "A prevenção em saúde é primordial, é a melhor escolha e a mais econômica, para evitarmos ou diminuirmos a probabilidade de doenças no futuro"! Volte sempre!

      Excluir

Postar um comentário

BlogRoll (Contate para parcerias)

Sou Poupador sugere: livros que indicamos para você ler ou presentear alguém: