19. Decida ler mais livros sobre finanças pessoais: confira aqui algumas sugestões

Poupadores! Elaboramos uma lista dos livros para facilitar a sua decisão sobre começar a ler mais sobre finanças pessoais. A proposta é trocarmos algumas informações a respeito de leituras que podem melhorar a vida, finanças pessoais e investimentos. Além disso, enquanto lê, você também pode pensar em algum livro sobre finanças pessoais, pois ao final queremos saber nos comentários se você tem alguma sugestão de leitura. Se não tiver, tudo bem, pode ficar com nossas sugestões.

Você sabia que ler oferece vários benefícios? Um deles é motivar você a agir. Pensando em oferecer um ponto de apoio para pessoas que querem iniciar boas leituras sobre finanças pessoais, listamos alguns livros que consideramos essenciais para quem deseja ser, além de um poupador, também uma pessoa melhor. 

Apesar de dinheiro ser importante, lembre-se que ele não é tudo. Trata-se apenas de um instrumento que potencializa aquilo que você já é. Portanto, ler é fundamental para as reflexões pessoais que trazem quase sempre consigo o desejável crescimento pessoal. 
Dica de leituras sobre finanças pessoais

Então, vamos começar com a nossa primeira dica de leitura:

Livro 1: O Motorista e o Milionário: uma história sobre as escolhas que nos levam ao sucesso ou ao fracasso.


Escrito originalmente por Joachim De Posada e Ellen Singer traduzido da versão original em inglês para português e publicado no Brasil pela editora Sextante. Ele é indicado para pessoas que estão iniciando no mundo das finanças pessoaisNele, o autor declara o seguinte:
Preste atenção no que vou lhe dizer: todo mundo tem de aprender a teoria do bombom. Compreendê-la pode significar a diferença entre ser rico e ser pobre. O segredo do sucesso deve ser transmitido a todas as crianças do mundo. Ensinei-o à minha filha. Agora quero passá-lo a você, para que repasse aos seus filhos.
Nós do Sou Poupador já aprendemos essa teoria e agora sugerimos que você também aprenda. O livro oferece linguagem de fácil compreensão para a maioria das pessoais.

A história concentra-se em lições bem práticas que surgem do diálogo entre o milionário Jonathan Patient e o motorista Arthur. As lições demonstram a necessidade de aguardarmos o tempo certo para a conquista de resultados melhores.

Um dos pontos fortes da história é que o autor consegue demonstrar com exemplos bem práticos que a troca da satisfação imediata pode resultar em uma satisfação mais duradoura. A "teoria dos bombons" mostra ao motorista que alcançar os resultados que sonhamos em nossas vidas não depende tanto de nascermos com certas habilidades ou talentos, mas, muito mais decisivo além de querer e ter  atitudes, é definir metas e objetivos bem claros

Após Arthur conseguir entender a regra dos bombons, começa a colocá-la em prática também em relação ao dinheiro e é aí que a mágica toda começa acontecer. Aqui vai o link para download da amostra do livro "O motorista e o milionário" disponibilizado pela editora Sextantehttps://goo.gl/2wi5Y1. Uma curiosidade: no livro original a teoria é do Marshmallow, mas como, tradicionalmente, no Brasil poucas pessoas têm familiaridade com os marshmallows, os tradutores escolheram trocá-los por bombons mesmo. Agora seguimos para a segunda dica de leitura:

Livro 2: Os segredos da mente milionária: Aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas. 

O livro escrito originalmente por T Harv Eker, é indispensável aos poupadores que desejam perceber a riqueza e vida financeira sob outros ângulos. No livro são comentadas 17 maneiras de pensar das pessoas ricas. Aprender mais sobre essas formas de pensar é fundamental para entendermos tanto nossas limitações quanto de outras pessoas. Confira a lista que, segundo o autor, são padrões de pensamento de pessoas mais bem sucedidas financeiramente:

1.  As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: Eu crio na minha própria vida. 
As pessoas pobres acreditam na seguinte ideia: Na minha vida as coisas acontecem.

2. As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. 
As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder. 

3. As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. 
As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.

4. As pessoas ricas pensam grande. 
As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno.

5. As pessoas ricas focalizam oportunidades. 
As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos.

6. As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. 
As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido.

7. As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. 
As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados.

8. As pessoas ricas gostam de se promover. 
As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção.

9. As pessoas ricas são maiores do que os seus problemas. 
As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas.

10. As pessoas ricas são excelentes recebedoras. 
As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras.

11. As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados.
As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem.

12. As pessoas ricas pensam: “Posso ter as duas coisas.” 
As pessoas de mentalidade pobre pensam: “Posso ter uma coisa ou outra.”

13. As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. 
As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal. 

14. As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. 
As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro.

15. As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. 
As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.
16. As pessoas ricas agem apesar do medo. 
As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo.

17. As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. 
As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.

Se identificou com algum dos padrões de comportamento? Se quiser saber mais, o livro encontra-se disponível na Amazon em https://amzn.to/2R75hVB.

Interessante, hein? O que você achou das maneiras de pensar com abundância? Seguimos para a próxima indicação de leitura:

Livro 3: O maior vendedor do mundo: Um livro que poderá mudar a sua vida.


Esse é o livro que todo mundo deve ler. Nele, o autor Og Mandino revela verdadeiras pérolas. Apesar de parecer mais correlacionado com vendas, as lições nele contidas são muito mais abrangentes e a história acaba por se transformar em uma verdadeira bíblia com ensinamentos para a vida toda. Toda pessoa com pouco ou muito patrimônio deveria ler essa obra.

Vamos apresentar para vocês o recorte da descrição do livro disponível no site da Amazon:

"O maior vendedor do mundo é a história de Hafid, um comerciante extremamente bem-sucedido que teria vivido há 2 mil anos. Já idoso e dono do maior império comercial do seu tempo, ele percebe em seu aprendiz, o leal Erasmo, um confidente digno de receber o conhecimento que o acompanhou por toda uma vida de sucesso, e que lhe fora transmitido muito anos antes por seu mestre, Pathros.

Ao convidar o jovem aprendiz à sala mais exclusiva e protegida do palácio, Hafid lhe apresenta o segredo que lhe fora confiado, e que Erasmo deveria manter em sigilo até que encontrasse alguém legitimamente merecedor de aprendê-lo. Ali estão dez pergaminhos enrolados, feitos de couro, que Hafid guarda em um singelo baú.

O segredo do sucesso reside na sabedoria contida nos pergaminhos, e Hafid assimilou os ensinamentos ali escritos para se tornar o Maior Vendedor do Mundo. Og Mandino, em uma de suas mais brilhantes obras, revela as sábias palavras guardadas por Erasmo, e mostra como aplicá-las no dia-a-dia e fazer delas a chave para o sucesso".

Interessante não? Se ficou curioso para saber qual é a lista dos pergaminhos do livro O Maio Vendedor do Mundo? Aqui está:

Pergaminho 1 — Hoje começo uma nova vida.
Pergaminho 2 — Saudarei esse dia com amor em meu coração.
Pergaminho 3 — Persistirei até o êxito.
Pergaminho 4 — Sou um milagre da natureza.
Pergaminho 5 — Viverei esse dia como se fosse o último.
Pergaminho 6 — Hoje serei senhor de minhas emoções.
Pergaminho 7 — Rirei do mundo e mais ainda de mim mesmo.
Pergaminho 8 — Hoje multiplicarei meu valor em 100%.
Pergaminho 9 — Todos meus sonhos, objetivos e metas, carecem de valor se não forem precedidos pela ação.
Pergaminho 10 — Orar.

Considero esse livro um presente para a humanidade. Uma das parte que mais agradam está no Pergaminho 2. Vamos compartilhar aqui as maravilhosas palavras de Mandino, veja o que você acha:

"Saudarei este dia com amor no coração.
Pois este é o maior segredo do êxito em todas as aventuras. Os músculos podem partir um escudo e até destruir a vida, mas apenas os poderes invisíveis do amor podem abrir os corações dos homens, e até dominar esta arte não serei mais que um mascate na feira. Farei do amor minha maior arma e ninguém que a enfrente poderá defender-se de sua força.
Podem opor-se ao meu raciocínio, desconfiar de meu discurso; podem desaprovar meus trajes; podem rejeitar meu rosto; e podem até suspeitar de meus negócios; contudo, meu amor enternecerá todos os corações, comparável ao Sol cujos raios suavizam o mais frio barro.

Saudarei este dia com amor no coração.

E como o farei? De hoje em diante olharei todas as coisas com amor e renascerei. Amarei o Sol porque aquece os meus ossos; não obstante, amarei a chuva porque purifica meu espírito. Amarei a luz porque me mostra o caminho; não obstante, amarei a escuridão porque me faz ver as estrelas. Eu receberei a felicidade porque ela engrandece o meu coração; não obstante, tolerarei a tristeza porque abre a minha alma. Aceitarei prêmios porque são minhas recompensas; não obstante, receberei de bom grado os obstáculos, porque eles são meu desafio.

Saudarei este dia com amor no coração.

E como falarei? Enaltecerei meus inimigos e eles se tornarão amigos. Cavarei fundo, buscando razões para aplaudir; jamais arranjarei justificativas para maldizer. Quando tentado a criticar, morderei a língua; quando me decidir a elogiar alguém, falarei alto acima dos tetos. Não é assim que os pássaros, o vento, o mar e toda a natureza falam com a música de louvor pelo seu criador? Não posso conversar no mesmo tom com seus filhos? De hoje em diante relembrarei este segredo e mudarei minha vida.

Saudarei este dia com amor no coração.

E como agirei? Amarei todos os comportamentos dos homens, pois cada um tem qualidades para ser admirado, mesmo se estiverem ocultas. Com amor derrubarei o muro da suspeita e ódio que construíram em volta dos corações e, em seu lugar, construirei pontes para que meu amor possa entrar em suas almas.
Amarei as ambições, pois elas podem inspirar-me; amarei os fracassos, pois eles podem ensinar-me. Amarei os reis, pois eles são apenas humanos; amarei os humildes, pois eles são filhos de Deus. Amarei os ricos, pois eles são, não obstante, solitários; amarei os pobres, pois eles são muitos. Amarei os jovens, pela fé que têm; amarei os velhos, pela sabedoria que partilham. Amarei os formosos, por seu olhar de tristeza; amarei os feios, por suas almas de paz.

Saudarei este dia com amor no coração.

Mas como reagirei às reações dos outros? Com amor. Pois, sendo a minha arma para abrir os corações dos homens, o amor é também o meu escudo para repelir as setas do ódio e as lanças da ira. A adversidade e o desencorajamento se chocarão contra meu novo escudo e se tornarão como as chuvas mais brandas. Meu escudo me protegerá na feira e me sustentará quando sozinho. Ele me reanimará em momentos de desespero e, contudo, me acalmará na exultação. Tornar-me-ei mais forte e mais protegido usando-o até o dia em que ele seja parte de mim, e andarei desembaraçado entre todos os comportamentos dos homens, e meu nome se erguerá alto na pirâmide da vida.

Saudarei este dia com amor no coração.

E como enfrentarei cada um que encontrar?
De apenas um modo. Em silêncio, e, para mim mesmo, dir-lhe-ei: “Eu Amo Você.” Embora ditas em silêncio, estas palavras brilharão em meus olhos, desenrugarão minha fronte, trarão um sorriso a meus lábios e ecoarão em minha voz; e o coração dele se abrirá. E quem dirá não às minhas mercadorias quando seu coração sente meu amor?

Saudarei este dia com amor no coração.

E acima de tudo amarei a mim mesmo, pois, quando o fizer, zelosamente inspecionarei todas as coisas que entraram em meu corpo, minha mente, minha alma e meu coração. Jamais abusarei das solicitações da carne, mas, sobretudo, cuidarei de meu corpo com asseio e moderação. Jamais permitirei que minha mente seja atraída para o mal e o desespero, mas sobretudo a elevarei, com o conhecimento e a sabedoria das gerações. Jamais permitirei que minha alma se torne complacente e satisfeita, mas haverei de alimentá-la com meditação e oração. Jamais permitirei que meu coração se amesquinhe e padeça, mas compartilhá-lo-ei e ele crescerá e aquecerá a Terra.

Saudarei este dia com amor no coração.

De hoje em diante amarei a humanidade. Deste momento em diante todo o ódio desaparece de minhas veias, pois não tenho tempo para odiar, apenas para amar. Deste momento em diante dou o primeiro passo necessário para me tornar um homem entre homens. Com amor, aumentarei minhas vendas cem vezes mais e me tornarei um grande vendedor. Se nenhuma outra qualidade possuo, posso ter êxito apenas com o amor. Sem ele eu fracassarei, embora possua todo o conhecimento e as técnicas do mundo.
Saudarei este dia com amor e terei êxito."

Gostou? Maravilhoso né? O maior vendedor do mundo, está disponível para venda na Amazon em https://amzn.to/2yQC5uqAgora vamos para a quarta dica de leitura.

Livro 4: As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar, Edição 2

Talvez um dos livros mais importantes e indicados para quem quer poupar. Nele o escrito Robert B. Cialdini explica como são disparados os gatilhos para levar o seu dinheiro embora. Conhecer as armadilhas que nos são colocadas é uma sábia maneira de proteger-se.

Um típico exemplo apresentado no livro é o da amostra grátis. Você gosta de amostras grátis, certo? Todo mundo gosta. Mas você sabia que ela cumpre com a função de colocar em prática uma regra que faz com que as pessoas sintam-se compelidas a retribuir?

Esse é só um dos vários exemplos que estão disponíveis  no livro. Por falar nisso, uma amostra está disponível na Google Play Livros, se quiser ver, aqui está.  Veja aqui uma pequena descrição sobre o livro escrito por Cialdini:
"Seis princípios psicológicos básicos governam o comportamento humano quando tomamos uma decisão e podem ser usados como verdadeiras armas:

1. Reciprocidade: nos sentimos compelidos a retribuir, nem sempre de forma vantajosa para nós, o que outra pessoa nos proporcionou.

2. Compromisso e coerência: depois que fazemos uma escolha, enfrentamos pressões para nos comportarmos de maneira condizente com o compromisso assumido.

3. Aprovação social: buscamos nos outros indícios do comportamento mais apropriado a seguir.

4. Afeição: preferimos acatar pedidos de pessoas que conhecemos e de que gostamos.

5. Autoridade: temos um arraigado senso de obediência à autoridade.

6. Escassez: tudo se torna mais valioso quando fica menos disponível.

Cada princípio é discutido pelo autor em termos de sua função na sociedade e de como um profissional da persuasão pode mobilizar seu poder em pedidos de compras, doações, concessões, votos, permissões, etc. Além disso, aprendemos a usar essas técnicas a nosso favor nas interações diárias de todo tipo, com vizinhos, amigos, colegas, parceiros de negócios ou familiares.

Nessa descrição só faltou dizer que essas técnicas servem também e principalmente para POUPAR NOSSAS PRECIOSAS ECONOMIAS!

Você pode comprar ele na Amazon: https://amzn.to/2CXlV76 e aprender a se defender usando as técnicas a seu favor.   

Livro 5: Trabalhe 4 horas por semana: fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico.
O autor Timothy Ferriss oferece várias reflexões sobre vida e trabalho. Nele o escritor fala sobre um projeto de vida em que as pessoas podem ter momentos agradáveis mesmo antes de chegar no fim da jornada na Terra. Ele propõe que as pessoas permitam-se viver miniaposentadorias antes de alcançar a tão idealizada aposentadoria após uma longa jornada de trabalho. Recomendamos o estudo do trabalho de Ferriss pois ele apresenta excelentes reflexões sobre a maneira como vemos a vida e o trabalho. 

Uma das explicações elucidativas, dentre as várias que podem ser encontradas na obra, temos a seguinte: 

"Alternar períodos de descanso e atividade é fundamental para sobreviver, para não falar em prosperar. Capacidade, interesse e resistência mental, tudo isso vai e vem. Planeje de acordo. Os Novos Ricos objetivam distribuir "miniaposentadorias" ao longo da vida, em vez de postergar o descanso e o prazer para o ouro dos tolos que é a aposentadoria. Trabalhando apenas quando você está mais eficiente, a vida é mais produtiva e mais divertida. É o exemplo perfeito de ter a faca e o queijo na mão, parti-lo e comê-lo. Pessoalmente, eu agora planejo um mês de passeio em algum lugar do mundo ou treinamento de alta intensidade (em tango, luta ou alguma outra coisa) para cada dois meses de trabalho." 

Apesar de nos parecer ser uma possibilidade bastante difícil de ser alcançada por pessoas que são assalariadas, para quem já é financeiramente independente a proposta parece bastante atrativa. Se você sonha ou se já está na direção da liberdade financeira, será uma leitura bem válida. Se você ler a obra vai conseguir compreender melhor e encontrar novas perspectivas para alcançar essa possibilidade.

Outro ponto que chama bastante atenção, diz respeito ao conceito de que a solução para a vida plena vai além da busca por uma renda, pois o conceito de riqueza adotado na obra vai além de obter mais dinheiro, mas sim a que preço ele será alcançado. 

Essa ideia fica mais clara quando ele afirma que "Renda relativa é mais importante do que renda absoluta". Para explicar, oferece o seguinte exemplo: Dois amigos trabalhadores estão lado a lado numa reta. O amigo A trabalha 80 horas por semana e o amigo B trabalha 10 horas por semana. Ambos ganham 50 mil dólares por ano. Quem estará mais rico quando chegarem ao ponto final? Se disse B, você está correto, e essa é a diferença entre renda absoluta e relativa. 

Enfim, o livro é válido para ampliarmos nossos horizontes e perceber que curtir a jornada é mais importante do que chegar nos objetivos. Aproveitar o caminho pode ser a melhor alternativa para vivermos uma vida bem mais plena. Se quiser comprar o título está disponível na Amazon: https://amzn.to/2SdrK4v. E agora passaremos para a sexta indicação de leitura.

Livro 6: ESSE VOCÊ INDICARÁ NOS COMENTÁRIOS.

Você já deve ter lido na descrição do blog que "pretendemos trocar experiências, estabelecer objetivos e prestar o apoio que estiver ao alcance. Participe!" Por isso, te convidamos e encorajamos a elaborar uma indicação de leitura e postar ela nos comentários, informando o título, autor e por que escolheu esse livro e de que forma ele impactou a sua vida.

A propósito, para encerrar, como anda a sua educação financeira? Como aprimorar os níveis de conhecimentos para melhorar o orçamento pessoal e familiar? Você sabia que ler livros sobre esse assunto pode transformar sua vida para melhor?!

Essas perguntas podem ser um bom ponto de partida para você se decidir a começar ler mais livros sobre finanças pessoais. Neles encontramos bons exemplos de como melhorar a relação com o dinheiro. Gostou das dicas? Agora é a sua vez!

Está gostando das dicas sobre finanças pessoais? Inscreva-se para receber nossas novidades no seu email. Continue conosco, veja a seguir uma lista com assuntos que também podem ser do seu interesse.

Comentários

  1. Dicas muito boas, que além de ensinarem a lidar melhor com o dinheiro, também alimentam o espírito. Um livro que li sobre finanças e foi muito elucidadtivo, chama-se Seu Bolso, com vários ensinamentos e dicas, dos apresentadores do Conta Corrente, da Globo News, Sami Dana e Dony De Nuccio, da editora Leya. Pode ser encontrado no link: https://www.buscape.com.br/seu-bolso-dony-de-nuccio-8577344304

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua dica de leitura, obrigado.

      Esse livro também está disponível na Amazon no seguinte endereço: https://amzn.to/2Q2qaUK

      Volte sempre!

      Excluir
  2. Indicações muito boas, que orientam para quem quer saber mais sobre finanças pessoais. Coloco duas sugestões de leitura: 1) Lucrando com os tubarões: as armadilhas da bolsa e como usá-las a seu favor. Autores: Newton Linchen e Tarcísio S. Peres (Este livro tem como proposta fornecer elementos suficientes para você: - identificar alguns erros cometidos nas operações no mercado; - prestar atenção a situações-chave em que os grandes players têm oportunidade de lucrar contra você; - conhecer algumas fragilidades das técnicas de análise existentes. Fornecendo assim mais subsídios em sua busca por melhores resultados em tempos de incerteza), 2) O investidor inteligente. Autor: Benjamin Graham, Tradutor: Lourdes Sette (Tornou-se a Bíblia do mercado de ações desde a sua primeira publicação em 1949).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gaúcha! Muito boas as suas recomendações de leitura. Fui ver e o livro "Lucrando com os Tubarões: As armadilhas da bolsa e como usá-las a seu favor" e o título "O Investidor Inteligente". Ambos estão disponíveis na Amazon para quem também quiser comprar para ler. Aqui vão os respectivos links:

      Lucrando com os Tubarões: https://amzn.to/2PW4dqr
      O investidor inteligente: https://amzn.to/2PVL2gE

      Olhei a amostra grátis do livro Lucrando com os Tubarões e gostei bastante.
      Já entrou para a minha lista de leitura. Acabei de comprar!
      Já o de Benjamin Graham é nosso conhecido. Obrigado. Volte sempre!

      Excluir

Postar um comentário

BlogRoll (Contate para parcerias)

Sou Poupador sugere: livros que indicamos para você ler ou presentear alguém: