18. Kakebo: conheça agora a excelente agenda de finanças pessoais criada por japoneses

Olá Poupadores! Como estão vocês e as suas finanças? Esperamos que cada dia melhor! 
No post de hoje, vamos trazer para vocês mais uma ferramenta para inspirá-los a organizarem-se financeiramente. Com o próximo ano chegando, é uma boa ocasião para já ir trabalhando um novo mindset, organizar as finanças, sair das dívidas negativas e conseguir ter dinheiro para poupar e investir. Então, bora conhecer o Kakebo?

Para começar, a palavra Kakebo, Kakeibo ou 家計簿 em japonês, significa literalmente "livro de contas para a economia doméstica". Ele tem o formato de uma agenda específica para finanças pessoais, muito utilizada pelos japoneses, povo conhecido por sua organização e disciplina. Por esse motivo vale a pena aprender com eles um pouco da arte de organização financeira.
Kakebo: a agenda para organização das finanças pessoais
Kakebo: a agenda para organização das finanças pessoais. 
O livro é bem didático e começa com explicações como "o que é um Kakebo?""por que fazer?""para que serve?" e "como funciona?". Após responder todas essas perguntas, a apresentação continua e são provocadas boas reflexões de como lidar com os impulsos consumistas e desenvolver um comportamento mais equilibrado entre ganhos e despesas. Uma dessas reflexões é a seguinte:
Hoje em dia, consumir é um ato que muitas vezes atende mais ao desejo que à verdadeira necessidade. O ato de comprar exige uma reflexão sobre suas consequências que poucas vezes fazemos. É uma ação automática e até mesmo irracional.
Na sequência, alguns dos objetivos apresentados no livro despertam para maior lucidez em relação ao nosso trato com dinheiro:
Desmembre seus gastos mensais e semanais, controle seu consumo diário e analise os resultados mês a mês.
Aprenda a priorizar e a categorizar seus gastos de acordo com suas necessidades diárias e exerça um consumo consciente.
O Kakebo o ajudará a observar seu consumo diário e a refletir sobre ele de uma maneira objetiva, para poder substituir seus maus hábitos por outros melhores.
O livro tem dois personagens: o Porquinho da economia e o Lobo dos gastos. O primeiro orienta na utilização do livro e dá vários conselhos ao longo das páginas, já o segundo quer abocanhar a maior parte, se não todo o seu dinheiro.
Kakebo - agenda de finanças pessoais utilizada pelos japoneses para a economia doméstica tem dois personagens o lobo dos gastos e o porquinho da economia - Sou Poupador
Eis os personagens do Kakebo: o Porquinho da economia e o Lobo dos gastos.
Com este formato lúdico e simples, manter as anotações diárias, semanais, anuais se torna uma tarefa clara, prática e divertida. E quem for disciplinado e organizado o suficiente para ir usando a agenda, conseguirá maior eficiência no controle do orçamento pessoal e familiar.

Se pretende experimentar essa ferramenta, o primeiro passo é adquirir o seu exemplar. Basta ler e aprender com as instruções e dicas que o próprio Kakebo contém e, o mais importante: colocar em prática aquilo que ele propõe, ou seja, manter em dia a sua contabilidade pessoal, até que esse exercício torne-se um hábito diário em sua rotina e os resultados comecem a aparecer. Utilizar o Kakebo com certeza fará muito bem para a saúde financeira. Veja a seguir como ele funciona: 
Kakebo - Agenda de finanças pessoais utilizada pelos japoneses para a economia doméstica tem acompanhamento diário, semanal, mensal e anual - Sou Poupador
Instruções de como utilizar o Kakebo para organizar suas finanças pessoais são muito detalhadas e fáceis de compreender.
Pode ser um bom projeto para você iniciar já no próximo mês. Se quiser conhecer essa ferramenta é só comprar na Amazon o seu exemplar: Kakebo: agenda de finanças pessoais ou em qualquer outra loja de sua preferência. Você também pode aproveitar e comprar um exemplar extra para presentear alguém com essa poderosa agenda de finanças pessoais. E quer saber o melhor? Ela já vem em português, ou seja, nem será preciso aprender japonês para conseguir usá-la. 

Agora ficou fácil de dominar gastos domésticos e fazer sobrar aquela grana para realizar os seus sonhos. Nós do Sou Poupador, já temos o nosso exemplar. Desejamos que outras pessoas também consigam organizar melhor as suas finanças pessoais e transformem suas vidas para melhor e tenham dinheiro sobrando para tornarem-se agentes econômicos superavitários. 
Kakebo: agenda de finanças pessoais criada e utilizada pelos japoneses para a economia doméstica balanço anual - Sou Poupador
Ao final de um ano, você vai poder conferir o balanço anual e descobrirá se o Porquinho da economia venceu o Lobo dos gastos.
Agora você decide quem vai vencer, o Lobo ou o Porquinho?
Já conhecia ou utiliza o Kakebo ou essa é uma novidade para você? Que tal compartilhar sua experiência agora nos comentários?
Você também pode se interessar por:
Como controlar o consumismo desenfreado e entrar no modo de consumo consciente?
Descubra como melhorar o seu planejamento financeiro
Descubra aqui valiosas dicas sobre economia doméstica
Para saber mais sobre finanças pessoais, continue conosco e confira a seguir uma lista com mais textos do blog sobre finanças pessoais que podem melhorar significativamente a sua organização em relação ao seu dinheiro. Você também tem a opção de inscrever-se para receber novidades no seu email.

Comentários

  1. Fiquei curiosa, quero saber mais sobre como eliminar gastos indesejados usando o Kakebo. O povo japonês é conhecido por sua organização e disciplina. No geral são pessoas moderadas em relação aos gastos no dia a dia. Então vamos aprender também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Gaúcha! Sim, podemos aprender bastante sobre organização e em especial organização financeira com os japoneses. O Kakebo é a materialização dessa prática deles. O que nós precisamos ter é a constância de manter a nossa agenda financeira atualizada e organizada. Muito grata por sua participação!

      Excluir
  2. Espero que o porquinho continue vencendo todo mês. kkkkkk Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkkk! Assim esperamos, grande FMS! Então, vamos fazendo nossa parte! Valeu pela participação!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

BlogRoll (Contate para parcerias)

Sou Poupador sugere: livros que indicamos para você ler ou presentear alguém: