16. Descubra aqui valiosas dicas sobre economia doméstica

Olá Poupadores! Hoje o tema tratado é economia doméstica, o qual é um assunto básico e imprescindível na vida dos poupadores e investidores.

Vamos começar explicando quando a economia doméstica surgiu. Esse conceito originou-se em 1909 com o advento das mudanças sociais resultantes da revolução industrial e objetivava melhorar a qualidade de vida das famílias. Por ser um assunto tão importante, virou até curso universitário. O primeiro a surgir no Brasil foi em 1963, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e até hoje está presente em várias universidades do Brasil.

Bom, agora que descobrimos que economia doméstica conta até com cursos universitários e dá origem a profissão dos economistas domésticos, vamos conhecer algumas dicas a respeito para aplicá-las em nosso dia a dia. Desse modo pode sobrar mais dinheiro para realizar os seus sonhos ou até mesmo para investir mais e ficar mais perto da liberdade financeira.

Vamos às dicas:

#1 Apague as luzes que não estiver utilizando, além disso, você pode substituir as lâmpadas quentes pelas frias, já que consomem menos energia.
#2 Seja ágil na hora do banho. Além de evitar desperdício de água, a conta de energia elétrica também pode diminuir.
#3 Escove os dentes com a torneira da pia fechada. Você pode substituir a sua por aquelas automáticas e que ficam apenas um tempo com a água correndo.
Essas dicas são boas para a sua economia e também para a sustentabilidade do meio ambiente.
#4 Desligue, ao sair de casa, os aparelhos da tomada, evitando deixar em modo stand by, pois esse consome bastante energia desnecessariamente. Caso vá viajar, avalie a possibilidade de desligar a chave geral da energia e o registro de água. Se já faz isso, parabéns! Está economizando.
#5 Se possível, prepare a suas refeições. Isso poderá resultar em uma alimentação mais saudável e no final das contas, poderá sair mais barato. Lembre-se que você pode levar de casa sua própria garrafinha com água, café, chá, bem como lanches para passar o dia. Mais um ponto para as suas finanças e para o meio ambiente.
Exemplo de lista de compras com o aplicativo Keep da Google para organizar as compras e economizar
#6 Na hora do supermercado, tenha em mãos a famosa “lista de compras”. Preencha com os itens estritamente necessários e atenha-se a ela. Dessa forma, você ficará mais focado no que realmente precisa comprar e evitará as compras por impulso. Confira os encartes com promoções. Caso a compra seja maior, ela pode ser feita nos atacadões. Aqui também vale o que já foi comentado no blog: Alimente-se antes de fazer as compras no mercado!
#7 Tenha o controle dos produtos que tem em casa no seu estoque, seja de limpeza, higiene, mantimentos, assim você evita de comprar a mais ou de deixar de adquirir algum item de que precise.
#8 Armazene os alimentos no compartimento adequado de sua geladeira e freezer. Desse modo, evita-se desperdícios de comida e consequentemente de dinheiro. Se for viajar, lembre-se de evitar encher a geladeira.
#9 Organize um cardápio semanal, assim você compra o que vai precisar para cozinhar durante a semana e evita o desperdício de alimentos que são perecíveis.
#10 Ande a pé ou de bicicleta, sempre que possível. Mas quando precisar do carro, pesquise os postos que têm o melhor custo-benefício para abastecer. Se você usar aplicativos Shell Box: "Olá! Estou te enviando um desconto de R$10 para pagar o seu primeiro abastecimento com o app Shell Box. Ele é válido para abastecimentos a partir de R$50. Insira o código FK00219 na área Meus Benefícios e aproveite! www.appshellbox.com.br/descontoKm de Vantagem Ipiranga,  e Petrobras Premmia, ao abastecer poderá receber descontos, milhas e outros benefícios, ou seja não só paga pelo combustível.
Exemplo de lista para montar e organizar o itinerário para economizar tempo e dinheiro com o aplicativo Keep da Google
Complementando, organize seu itinerário antes de sair de casa, assim você fará uso racional do seu tempo e combustível, evitando voltas desnecessárias. Mais uma vez, o meio ambiente também agradece.
#11 Utilize a máquina de lavar roupas quando tiver acumulado o limite da capacidade do aparelho. Assim, evita de fazer várias lavagens, economizando energia, água, sabão em pó e amaciante, tendo o cuidado de observar a lavagem das roupas mais delicadas, brancas e coloridas.
#12 Tenha uma conta da diversão, assim seu lazer não precisa ficar tão sacrificado. Saiba mais em Superdicas para economizar nas suas viagens de lazer.
#13 Tenha uma casa sem tantos objetos desnecessários. Isso vai te proporcionar um ambiente com mais espaço (mesmo se sua casa for pequena), mais arejado, iluminado e menos gastos extras com limpeza e manutenções.
#14 Aproveite ao máximo a luz solar e, se possível, até ter equipamentos que captam a luz do sol e transformam em energia, uma vez que moramos em um país que tem bastante sol o ano inteiro.
#15 Pesquise os preços e promoções em sites de compra coletiva como Peixe Urbano, Groupon, Mastercard Surpreenda ou Vai de Visa, sempre que precisar de algum serviço ou produto. Mas, não é por que existem ofertas e promoções que você precisa comprar, todavia, se estiver precisando de algo, veja se encontra nestes locais. Também vale conferir os preços no Google Shopping, lá você encontrará uma diversidade de vendedores. Poderá fazer um bom negócio!
#16 Aguarde os períodos de queima de estoque para comprar roupas, sapatos ou outros objetos. Muitas vezes os preços estão realmente valendo a pena. Aqui também vale para comprar roupas de estações específicas, por exemplo: se comprar roupas de inverno no verão, pagará bem menos.
#17 Antecipe suas compras de natal. Faça uma lista de quem deseja presentear e compre bem antes do início do período. Existem muitas opções originais e com preço em conta na internet e, para o presente ser mais significativo, você mesmo pode produzir. O que não falta são tutoriais na web. Lembramos que a Black Friday está chegando! Pode ser uma boa para esse tipo de compra.
#18 Tenha suas contas fixas no débito automático, assim evita-se pagar multas por atraso. Aproveite os descontos de pontualidade de contas como condomínio, aluguel, mensalidades escolares.
#19 Saiba todas as contas e despesas que tem a pagar, assim conseguirá pagar no prazo e não terá surpresas indesejáveis. Organização é uma grande aliada para manter as contas no azul. 
#20 Pratique o hábito de anotar todas as despesas que tem por dia, por semana e checar ao final do mês se estão equilibradas ou se precisam ser revistas e ajustadas.
#21 Aproveite para fazer um boa organização em sua casa e selecionar itens que não queira ou não precise mais, como roupas, sapatos, equipamentos eletrônicos, livros, utensílios, etc. e coloque-os a venda. Pode ser online por meio de sites como Mercado LivreOLX ou fazer um Garage Sale em sua vizinhança. Dessa forma você ganha mais espaço em casa e uma grana extra no bolso.
#22 Invista em seus conhecimentos sobre economia doméstica com cursos disponíveis gratuitamente na Internet. Sugestões: WR Educacional e Como organizar o orçamento familiar - FGV.


Sou Poupador Economia doméstica. A economia doméstica te auxilia no corte dos gastos desnecessários, de modo que seu dinheiro renda mais. Veja aqui várias dicas de economia doméstica.
Dicas do Sou Poupador para equilibrar
 o seu orçamento doméstico e fazer o seu dinheiro render mais.

Pois bem, Poupadores, a criatividade é uma das principais chaves da economia doméstica!

#DICA DE APLICATIVO:


Tutorial para montar listas de tarefas to do lists com o aplicativo Keep da Google para organização e economia de tempo e dinheiro
Você viu as listas de compra e do planejamento do itinerário no início do post? Pois elas foram elaboradas com ajuda do Google Keep. Esse app pode ser um forte aliado para organizar suas listas de tarefas. Além de organizar suas próprias listas, você tem a possibilidade de compartilhar elas com outras pessoas de forma que possam realizar as tarefas de forma colaborativa. Legal, hein? Dividir tarefas sempre é bom! Veja na imagem ao lado no título Google Keep o tutorial para instalar no seu smartphone. Qualquer dúvida é só comentar conosco. Aqui está o link para o aplicativo na Google Play Store: Google Keep.

Gostaremos muito de saber as dicas que vocês têm para compartilhar, fiquem à vontade para escrever nos comentários. Você já coloca em prática alguma dessas dicas? 


Fontes pesquisadas:
OLIVEIRA, Ana Carla Menezes de. Economia doméstica: origem, desenvolvimento e campo de atuação profissional. Artigo
MAGALHÃES, Consuelo Salvaterra; GUEDES. Renato Celestino. Perfil histórico do curso de economia doméstica implementado na década de 1960 na UFRURAL – RJ. Artigo

Continue conosco. Confira a seguir uma lista com outros assuntos que você pode ler para melhorar ainda mais suas finanças pessoais! 

Comentários

  1. Uma vida financeira equilibrada é fundamental para crescer o patrimônio. As dicas aqui colocadas são muito válidas e servem para evitar desperdícios e reduzir custos domésticos. Ressalto que as listas são aliadas na organização da vida doméstica. Deixo duas sugestões: aprender coisas simples de costura, fazer uma barra, pregar botões, cerzir roupas, etc...economizando no conserto de roupas. Também podemos usar alternativas criativas na decoração de nossas casas e deixar tudo muito bonito e impecável sem gastar horrores. Respondendo à pergunta “Você já coloca em prática alguma dessas dicas?”, na minha rotina procuro incluir as dicas: 1,3,6,7,8,11,12,13,16,18,19,21.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Gaúcha! Ficamos felizes que as dicas apresentadas já fazem parte de sua rotina! Parabéns! Muito boa a sua complementação a respeito de sabermos fazer os pequenos consertos em nossa roupa, isso também já ajuda a economizar tempo e dinheiro. Muito bom ver sua participação!

      Excluir
  2. A utilização do débito em conta de despesas fixas colabora muito na economia e deixamos de pagar multas desnecessárias. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, FMS! Essa dica é fundamental, além de evitar multas, também pode garantir desconto por pontualidade, quando pago um pouco antes do vencimento. Valeu!!

      Excluir
  3. Ótimas Dicas SP, um grande abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Sr. Diário de um Poupador, ficamos contentes que tenha gostado das dicas. Volte sempre!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Marcadores

Mostrar mais

BlogRoll (Contate para parcerias)

Criative Commons

Todos os usuários da plataforma Sou Poupador concordam tacitamente com os termos da licença Criative Commons nos seguintes termos: CC BY-ND (Creative Commons LicenseAtribuição-SemDerivações). Você tem o direito de redistribuir nosso conteúdo de forma comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado e no seu todo, com crédito atribuído ao autor.