10. Superdicas para economizar nas suas viagens de lazer

Olá estimados(as) Poupadores(as)! Como estão?  
Pois bem, até agora viemos refletindo sobre a vida financeira, conscientizando-nos de como ela anda e como podemos melhorá-la, quais são os perfis financeiros e qual combina melhor com você e, principalmente, sobre a importância de se começar a poupar para investir. Todavia, existe um assunto muito importante para acrescentar para a lista: será que você o adivinha???  

Dou-lhe uma!

Dou-lhe duas!

Dou-lhe três

Adivinhou!!! Isso mesmo: viajar por lazer!



Hoje começamos com uma pergunta que não quer calar: Quem aí gosta de viajar por lazer?! Nem todo mundo, certo? Mas afinal de contas, será mesmo preciso eliminar as viagens totalmente de sua vida para só poupar ou o contrário, sair por aí gastando demais sem pensar no futuro? Que tal equilibrar as duas coisas? Aqui você encontra algumas dicas para sair de casa, curtir  e voltar sem ficar atolado em dívidas!

Para começar, dois ingredientes são necessários: planejamento e disciplina. O primeiro ajuda a saber quanto se pode ou quer gastar, no que, quando e onde. Já o segundo, vai garantir que se gaste só o que foi estipulado para determinado momento de lazer. Servirá como um freio necessário. Observe também que podemos denominar lazer como investimento, mas é recomendável que se tenha bastante cuidado para fazer atividades sem comprometer projetos de poupança e investimentos.
Viajar por lazer é algo que muitas pessoas gostam de fazer, pois é uma experiência que proporciona momentos culturais, de diversão, aventura, descanso além de ampliar os horizontes. A seguir você confere algumas dicas de como viajar sem atrapalhar o seu orçamento, ao contrário, tornar a experiência um investimento enriquecedor! Você sabe: é libertador fazer uma viagem, aproveitar muito, conseguir manter-se na meta planejada e voltar para casa sem ter que pagar intermináveis prestações!! 
Vamos lá?!

Dica nº 1: Procure conhecer os arredores da sua região, pois eles podem ser bastante interessantes e econômicos para descobrir. Quais os lugares que ficam perto de onde mora mas você desconhece? Podem existir excelentes locais com a vantagem de serem próximos. Logo, você economiza bastante no custo do transporte.

Dica nº 2: Viaje na pré-temporada, pois os lugares já estarão preparados para receber os turistas, dificilmente estarão lotados e os preços estarão mais acessíveis, o que proporciona um aproveitamento muito mais completo e muito mais exclusivo do destino visitado.

Dica nº 3: Se for viajar de avião, viagem nacional ou internacional, pesquise e compre com antecedência para conseguir passagens mais baratas (e muitas vezes, ótimas promoções!). Outra estratégia interessante pode ser montar sua viagem trecho a trecho. Além de ficar personalizada, pode sair mais em conta. Lembre-se de utilizar suas milhas, mas compare para ver se ficará realmente mais barato do que em dinheiro, além de consultar aplicativos e sites como Skyscanner, Google Flights, Decolar.com, bem como os das empresas aéreas, pois são ferramentas ágeis para comparar os preços de vôos.

Dica  nº 4: Se for aquela viagem nos moldes: “Vamos para tal lugar amanhã?”“Vamos!!!!”? Bem, aí você pode analisar a possibilidade de ir de carro (vale conferir se a manutenção do veículo está em dia, conferindo sempre pneus, óleo, limpadores de para-brisa, enfim se o veículo está em condições para pegar a estrada) e checar a melhor rota para o destino escolhido. Aplicativos como Google Maps e Waze são ótimos aliados! Lembre-se de fazer o download dos mapas para economizar os dados do seu pacote de internet.

Dica nº 5: Simplicidade e desprendimento são conceitos interessantes na escolha do hotel/pousada/hostel/barraca de camping e alimentação, que tal adotar um conceito minimalista? Booking.com e Le Club Accor Hotels (onde você pode usar seus pontos e milhas para se hospedar), podem ajudar bastante, mas você pode encontrar boas opções ao chegar e colocar em prática a dica nº 6.

Dica nº 6: Lembre-se sempre de perguntar para as pessoas nativas o que fazer, onde ir, onde comer, o que conhecer por um preço legal. Isso também é super válido e pode proporcionar gratas surpresas! Experimente!

Dica nº 7: Peça sempre o seu desconto! O máximo que pode acontecer é você conseguir! Lembre-se do que foi falado no post anterior. 

Dica nº 8: Você tem a opção de fazer uma reserva mensal para usar nas viagens ou lazer, que você guarda em uma conta bancária diferente da que você usa habitualmente para outras movimentações, você pode chamá-la de “conta da diversão”. Assim, não afetará o seu montante principal. 

Dica nº 9: Se a saúde física permitir, privilegie andar a pé. É uma forma maravilhosa de conhecer, descobrir, ‘sentir a vibe’ do lugar, como é o dia a dia, o comportamento das pessoas, trocar ideias, além de economizar com transporte e ajudar a manter a boa forma!

Dica nº 10: Viajar de carro pode ser uma forma de lazer muito edificante, pois a viagem começa no momento em que se dá a partida no carro (sempre bom frisar a importância de se dirigir com cuidado, atenção e  responsabilidade, afinal o objetivo é chegar bem onde se escolheu ir!). E além do mais, é uma excelente oportunidade de conhecer lugares que nem se imaginaria um dia conhecer, pois cada parada revela uma paisagem diferente, costumes, pessoas e uma realidade que de outra maneira seria muito difícil compreender. Portanto, são experiências bastante construtivas e libertadoras, pois o tempo e o roteiro quem faz é você. Interessante se cadastrar nos aplicativos Km de Vantagem dos Postos Ipiranga, Premmia dos Postos BR e o Shell Box dos Postos Shell. Com estes aplicativos, a cada abastecida, você pode ganhar milhas ou outros benefícios. Vale a pena conhecer.

Essas foram as 10 dicas do Sou Poupador para você viajar numa boa, e no positivo!
É sempre importante frisar conseguir controlar o consumidor voraz que existe em cada um de nós, mas, sem deixar de viver ou fazer o que gosta. Basta colocar em prática os conceitos do viajante Poupador: planejamento, disciplina e simplicidade - PDS.

Conceitos do viajante Poupador: planejamento, disciplina e simplicidade - PDS.

E as suas dicas, quais são? 
Será uma satisfação descobrir nos comentários! 
Abraços, boas viagens e até a próxima!



Comentários

  1. Aí sim! Poupar sem deixar de ter lazer! Viajar fora de temporada é a melhor forma de economizar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande FMS!! Ótimo saber que já coloca as dicas em prática e funcionam para você! Muito obrigada pela participação!!

      Excluir
  2. Tem sido muito bom compartilhar as informações do SOU POUPADOR. É tudo muito leve, de fácil entendimento, divertido e criativo. Concordo que o LAZER faz parte de nossa vida e para termos lazer de qualidade não precisamos desequilibrar nossas finanças. Todas as superdicas apresentadas aqui para economizar em viagens de lazer são top, ressalto algumas dicas para as quais eu daria mais atenção. DICA 2: viajar na pré-temporada é tudo de bom, sempre temos um atendimento muito melhor e economizamos um bom din din. Também usufruímos de um clima mais ameno, pois viajar no verão é enfrentar aquele calor e no inverno rigoroso que também é considerado alta temporada é passar aquele frio. DICA 3: planejamento ao comprar passagens aéreas, antecedência, pesquisa, com isso viajamos pagando muito menos e aproveitamos as ofertas, também gostei muito dos aplicativos e sites sugeridos. DICA 5: simplicidade e desprendimento, é isso mesmo! Viajar também é desconectar do que nos rodeia no dia a dia e aprender a curtir as coisas que as vezes parecem insignificantes no nosso cotidiano. Encontramos nas coisas simples, singelas, surpresas que nos dão muita alegria e satisfação e usufruir esses momentos especiais ao lado dos nossos (as) queridos (as) é maravilhoso. DICA 7: pedir desconto, isso não pode ser esquecido. Com bons argumentos, podemos obter abatimentos em despesas e não perder a qualidade dos serviços oferecidos. DICA 8: reserva financeira para o lazer. Faz com que depois de uma viagem não precisemos fazer malabarismos, para manter nosso orçamento equilibrado. Agora cientes dessas superdicas vamos desfrutar nossos momentos de lazer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gaúcha! Ficamos muito felizes em saber que as dicas que nós também colocamos em prática estão servindo para você! Muito obrigada por sua participação!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Marcadores

Mostrar mais

BlogRoll (Contate para parcerias)

Criative Commons

Todos os usuários da plataforma Sou Poupador concordam tacitamente com os termos da licença Criative Commons nos seguintes termos: CC BY-ND (Creative Commons LicenseAtribuição-SemDerivações). Você tem o direito de redistribuir nosso conteúdo de forma comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado e no seu todo, com crédito atribuído ao autor.