2. Como se tornar uma pessoa Poupadora?

Na primeira postagem falamos em oferecer respostas para algumas perguntas com base em algumas experiências pessoais, do que fiz e venho fazendo para me tornar um poupador. Mas nem sempre fui assim. Existiu um tempo, em que não tinha a suficiente noção da  necessidade de ser um poupador. Só que com o passar do tempo, fui aprendendo sobre a importância de sempre guardar um pouco do que se ganha.

Conscientização da importância de poupar

Minha família teve especial destaque nessa evolução: minha mãe sempre foi muito segura na administração do dinheiro e meu irmão, numa dessas conversas casuais, falou sobre a importância de se guardar sempre uma parte dos ganhos. Outras pessoas da família também tiveram a sua importância, como por exemplo minha irmã e o seu esposo, que me deram bons exemplos práticos de negócios com imóveis e me emprestaram livros para ler, a começar pelo livro Pai Rico Pai Pobre de Robert Toru Kiyosaki. Se você se interessar em ler esse livro pode encontrá-lo na SaraivaEsse livro também tem a uma versão para jovens, chamada Pai Rico Pai Pobre para Jovens que está disponível na Amazon. 

Finanças Pessoais, Administração Financeira, Poupar, Investir, Orçamento, Pai Rico Pai Pobre, Robert Kyosak, Sou Poupador, Poupador, Dinheiro, Prosperidade
Até os vinte poucos anos não tive a precaução de guardar dinheiro, principalmente pelo fato de na época ter bem pouco e por isso acabava gastando tudo. Mas, aos poucos fui percebendo que para ter tanto liberdade financeira quanto para poder adquirir produtos de meu interesse, seria fundamental ir fazendo uma reserva. Para conseguir fazer essa reserva teria que encontrar formas de ganhar o suficiente para me manter e fazer sobrar para poder guardar.

Aos 22 anos, após conseguir a aprovação e nomeação em um concurso público para ocupar um cargo efetivo, é que pude começar a me organizar para reservar uma parte e colocar na poupança. Antes disso, a minha renda não era o suficiente para eu poder guardar sem abrir mão do básico.

Administração dos recursos financeiros

Nesse mesmo momento pude perceber que várias pessoas mesmo tendo renda menor, igual e ou superior à minha, tinham sérios problemas financeiros, principalmente endividamentos. Percebi que independentemente de quanto a pessoa ganhe, se não parar para verificar o quanto ganha e o quanto gasta, correrá um sério risco de se ver em apuros para pagar as contas. Também notei que a maioria das pessoas tem a característica de gastar mais do que pode, ou seja, aumentam o padrão de vida acima das possibilidades. Foi então que comecei a organizar todo o dinheiro que passa por minhas mãos registrando as entradas e saídas.
Educação Financeira, Educação financeira, Dinheiro, Organização financeira, Prosperidade financeira, www.soupoupador.com.br
Não importa o quanto você ganha e sim como administra o que ganha.

No início, pude ter a noção de que não sobrava quase nada, porém eu sabia que, organizando o dinheiro, teria um controle melhor da situação e aos poucos isso seria útil para tomar decisões. Além disso, ter esse controle me ajudou a não gastar mais do que ganho, possibilitando sempre pagar em dia as contas. 

A fase de diagnóstico é importante para quem quer ter uma vida financeira tranquila. Para quem está começando e ainda não tem esse controle, existe uma frase que encoraja bastante:


Comece fazendo o que é necessário depois o possível e quando se der conta estará fazendo o impossível, São Francisco de Assis, Educação financeira, Finanças pessoais, Dinheiro, Administração do Dinheiro, Prosperidade financeira, www.soupoupador.com.br
"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis.

Você se encontra nesse momento? Saiba que vale bastante a pena se esforçar e organizar as finanças. Com o tempo os resultados vão aparecendo e, consequentemente, trazem satisfação. Você vai ver!

Organização das finanças pessoais

Para começar você precisa se fazer a seguinte pergunta: 
Como estou organizando as minhas finanças atualmente? Se você já sabe o quanto entra e sai de dinheiro em suas mãos, está no caminho certo. Senão, saiba que:

Educação Financeira, Finanças pessoais, organização financeira, Dinheiro, Prosperidade financeira, Dinheiro, Organização do Dinheiro, www.soupoupador.com.br.
Organização das Finanças Pessoais.
Organizar as finanças é vital para quem quer poupar dinheiro. Só com a organização delas é que você vai conseguir ter uma visão geral da situação para começar a gerenciar os gastos e usar melhor o que estiver disponível. Pode ser difícil no início, contudo, com a prática, vai ficando muito fácil. 

Recursos para organizar as finanças

Quase todas as pessoas hoje podem contar com a ajuda de tabelas eletrônicas que facilitam muito nessa tarefa. Sem falar nos aplicativos para smartphones. Mesmo que não seja possível utilizar ferramentas eletrônicas, a organização na ponta do lápis sempre funcionou e continua funcionando.

Então, esse é o primeiro passo para quem quer se tornar poupador: organizar o dinheiroA propósito, você concorda com essa ideia? Como você faz para organizar as suas finanças? Como você faz para poupar dinheiro? Tenho colocado em prática essa dica e tem funcionado muito bem. Outra dica, além de organizar as finanças é sempre continuar estudando para melhorar de posição e aumentar a renda.

Na próxima postagem continuaremos falando sobre a organização das finanças pessoais com apresentação de alguns exemplos práticos e continuaremos respondendo aquelas perguntas iniciais.
Se você não leu a primeira postagem, aqui vai o link: Sou poupador. E você?


Fontes:
1. Imagem da capa do livro PAI Rico PAI Pobre: <https://images.livrariasaraiva.com.br/imagemnet/imagem.aspx/?pro_id=447204&qld=90&l=550&a=-1&PIM_Id=>, acesso em 01/07/2017.
2. Imagem da frase: <http://kdfrases.com/frase/115114>, acesso em 30/06/2017.
3. Imagem do lápis: <http://nascimentofelipe.com.br/site/04-cartao-de-credito-vilao-ou-parceiro/>, acesso em 30/06/2017.

Comentários

Postar um comentário

BlogRoll (Contate para parcerias)

Sou Poupador sugere: livros que indicamos para você ler ou presentear alguém: