1. Sou poupador. E você?!

Olá, seja bem-vindo(a) ao blogue Sou Poupador. O blogue tem como principal finalidade a troca de ideias sobre finanças pessoais. A razão do nome do blogue ser esse é que, de acordo com dicionário Michaelis, ser poupador significa: "Que ou quem poupa ou economiza"¹. Como me auto identifico como uma pessoa poupadora, pensei que talvez possa ser útil prestar e trocar informações que facilitem cada vez mais a vida de pessoas para que também consigam poupar e economizar. 

Poupador e Gastador

O contrário de ser poupador é ser gastador: "Que ou aquele que gasta muito; esbanjador, dissipador, perdulário"², e um nível acima dos gastadores vêm os pródigos: "Que gasta com excessivo esbanjamento; que dissipa seus bens; dissipador, esbanjador, gastador, perdulário"³. Se você se identificar com essas características, fique calmo. Existe solução para se tornar uma pessoa poupadora. Mas, talvez o nível de esforço seja diferente para cada pessoa. Algumas têm uma incrível facilidade para mudar os comportamentos de consumo, outras nem tando. 

Objetivos do Blogue Sou Poupador

O Sou Poupador, pode facilitar uma vida financeira mais abundante, ou, no mínimo melhor. Por ser uma tarefa difícil para a maioria das pessoas, pretendemos trocar experiências, conhecer seus objetivos e prestar o apoio que estiver ao alcance. 

Pode ser que você já esteja na metade do caminho, não é um poupador nem um esbanjador, ou seja, as vezes poupa e noutros momentos gasta as economias. Isso é bom. Mas sempre pode melhorar. Talvez você já seja uma pessoa com elevados níveis de conhecimentos financeiros que poderá nos orientar, fique a vontade. 

Perguntas importantes para fazer para si mesmo

Quem sabe seja uma boa hora para buscarmos respostas para algumas perguntas:

Você se considera uma pessoa poupadora? 
Como você organiza as suas finanças pessoais?
Qual é a sua estratégia? Como ela funciona?
Qual será o melhor caminho para mais liberdade financeira?  

Na próxima postagem, começarei a oferecer algumas respostas para essas perguntas, com  base nas minhas experiências pessoais, do que fiz e venho fazendo.
Educação Financeira, Finanças Pessoais, Perfil Financeiro, Quiz, Sou Poupador
Questões para nos orientar frente à nossa postura com as finanças.

Sabemos que não é todo mundo que tem facilidade para poupar ou economizar. Como disponho de um certo tempo livre dedicarei a compartilhar e trocar ideias com  vocês, pessoas que também são ou querem ser poupadores.

Por enquanto, o que você acha de iniciarmos uma conversa? Como você se chama, qual a sua experiência sobre finanças pessoais e o que acha de comentar sobre como você se identifica: poupador(a), esbanjador(a), pródigo ou na metade do caminho? Por quê?

Fontes: 

1. <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=poupador>
2. <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=gastador>
3. <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=prodigo>

Comentários

Postagens mais visitadas

Marcadores

Mostrar mais

BlogRoll (Contate para parcerias)