1. Sou poupador. E você?!

Olá, seja bem-vindo(a) ao blogue Sou Poupador. O blogue tem como principal finalidade a troca de ideias sobre finanças pessoais. A razão do nome do blogue ser esse é que, de acordo com dicionário Michaelis, ser poupador significa: "Que ou quem poupa ou economiza"¹. Como me auto identifico como uma pessoa poupadora, pensei que talvez possa ser útil prestar e trocar informações que facilitem cada vez mais a vida de pessoas para que também consigam poupar e economizar. 

Poupador e Gastador

O contrário de ser poupador é ser gastador: "Que ou aquele que gasta muito; esbanjador, dissipador, perdulário"², e um nível acima dos gastadores vêm os pródigos: "Que gasta com excessivo esbanjamento; que dissipa seus bens; dissipador, esbanjador, gastador, perdulário"³. Se você se identificar com essas características, fique calmo. Existe solução para se tornar uma pessoa poupadora. Mas, talvez o nível de esforço seja diferente para cada pessoa. Algumas têm uma incrível facilidade para mudar os comportamentos de consumo, outras nem tando. 

Objetivos do Blogue Sou Poupador

O Sou Poupador, pode facilitar uma vida financeira mais abundante, ou, no mínimo melhor. Por ser uma tarefa difícil para a maioria das pessoas, pretendemos trocar experiências, conhecer seus objetivos e prestar o apoio que estiver ao alcance. 

Pode ser que você já esteja na metade do caminho, não é um poupador nem um esbanjador, ou seja, as vezes poupa e noutros momentos gasta as economias. Isso é bom. Mas sempre pode melhorar. Talvez você já seja uma pessoa com elevados níveis de conhecimentos financeiros que poderá nos orientar, fique a vontade. 

Perguntas importantes para fazer para si mesmo

Quem sabe seja uma boa hora para buscarmos respostas para algumas perguntas:

Você se considera uma pessoa poupadora? 
Como você organiza as suas finanças pessoais?
Qual é a sua estratégia? Como ela funciona?
Qual será o melhor caminho para mais liberdade financeira?  

Na próxima postagem, começarei a oferecer algumas respostas para essas perguntas, com  base nas minhas experiências pessoais, do que fiz e venho fazendo.
Educação Financeira, Finanças Pessoais, Perfil Financeiro, Quiz, Sou Poupador
Questões para nos orientar frente à nossa postura com as finanças.

Sabemos que não é todo mundo que tem facilidade para poupar ou economizar. Como disponho de um certo tempo livre dedicarei a compartilhar e trocar ideias com  vocês, pessoas que também são ou querem ser poupadores.

Por enquanto, o que você acha de iniciarmos uma conversa? Como você se chama, qual a sua experiência sobre finanças pessoais e o que acha de comentar sobre como você se identifica: poupador(a), esbanjador(a), pródigo ou na metade do caminho? Por quê?

Fontes: 

1. <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=poupador>
2. <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=gastador>
3. <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=prodigo>

Comentários

Postagens mais visitadas

Marcadores

Mostrar mais

BlogRoll (Contate para parcerias)

Criative Commons

Todos os usuários da plataforma Sou Poupador concordam tacitamente com os termos da licença Criative Commons nos seguintes termos: CC BY-ND (Creative Commons LicenseAtribuição-SemDerivações). Você tem o direito de redistribuir nosso conteúdo de forma comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado e no seu todo, com crédito atribuído ao autor.